Entenda como funciona o processo de fabricação dos Pellets de madeira

Entenda como funciona o processo de fabricação dos Pellets de madeira

Assim como já explicado em alguns textos o Blog da Koala Energy, o pellet de madeira é um biocombustível granulado, produzido à base de biomassa vegetal moída e compactada em alta pressão, que provoca a transformação dos componentes lignocelulósicos sob efeito do calor gerado pela fricção na passagem pelos furos da matriz. Sendo assim, ele se torna um produto adensado de alto poder calorífico e boa resistência mecânica (LI e LIU, 2000, KALIYAN e MOREY, 2009). Porém, neste texto, você vai entender de forma mais detalhada sobre como funciona a fabricação do pellet de madeira.

De acordo com o artigo cientifico “Biomass e Bioenergy”, para produzir o pellet, diversos tipos de biomassa vegetal são utilizados, como por exemplo cascas e podas de árvores, serragem e maravalhas, outros subprodutos das indústrias madeireiras e até resíduos da construção civil. Podem-se empregar também outros materiais, como palhas de cereais, palhas lignocelulósicas de gramíneas de alta produtividade, o bagaço da cana-de-açúcar e o bambu.

No entanto, a principal fonte de matéria-prima para a fabricação de pellet vem da atividade florestal, o que é muito importante ecologicamente e ajuda na economia também, já que valoriza os subprodutos de baixo valor que até há pouco tempo eram desprezados, mas que produzem um biocombustível de excelente qualidade por ter baixo teor de cinza.

De acordo com a tese de doutorado em Ciências Florestais “Produção de pellets de madeira no Brasil”, na atividade florestal, a produção de pellet emprega várias fontes possíveis de matéria-prima, os subprodutos da indústria madeireira de segunda transformação; os subprodutos da indústria madeireira de primeira transformação, como serragem, costaneiras e desperdícios das serrarias; os resíduos da exploração florestal habitualmente não extraídos da floresta, como pontas, galhos e até mesmo tocos e a biomassa oriunda de plantações dedicadas com curta rotação e alta produtividade. Após serem recolhidos, esses materiais são triturados e depois secos, para posteriormente serem transformados em pó e comprimidos para se obter a forma final. O resultado é um composto 100% natural e de elevado poder calorífico.

Normas de fabricação dos pellets

As normas de fabricação, posteriormente de certificação, asseguram um padrão de qualidade do pellet de madeira em conformidade com critérios técnicos e ambientais. Os sistemas de certificação também poupam os consumidores da tarefa de verificar as características do produto em comparação com as diretrizes de uma norma ISO, através de um processo de verificação sistemático e eficiente.

Já para os fabricantes de trocadores, caldeiras, fogões e outros equipamentos destinados à conversão energética de pellets, as normas constituem uma ferramenta eficaz para proteger a durabilidade de suas instalações contra os agentes agressivos, que podem produzir um biocombustível de má qualidade e, consequentemente, orientar o consumidor na escolha das instalações mais adequadas às suas necessidades.

Os pellets certificados ENplus por exemplo, passam por uma série de exigências, de protocolos e de especificações técnicas, sendo que vários estudos mostraram a necessidade implantá-las na produção de pellets. Por exemplo nos controles de umidade, se não passar pelas normas de qualidade, podem ser fabricados pellets com um teor de umidade mais elevado, o que vai reduzir a energia necessária, e produzir um pellet menos denso e com menor durabilidade. A temperatura da matéria-prima utilizada influencia também o processo de fabricação. Quanto maior a temperatura na entrada do processo, melhor a qualidade da prensagem, resultando em um biocombustível com maior densidade e durabilidade e com um consumo menor de energia.

A Koala Energy é uma das primeiras empresas no setor de Pellets de madeira a conquistar o certificado ENplus A1. Os requisitos são baseados na norma internacional ISO 17225-2, que garantem qualidade em toda a cadeia de produção.

Além disso, para fabricação dos pellets, a Koala Energy utiliza madeira reflorestada e certificada pelo FSC, que é uma instituição internacional e sem fins lucrativos que tem como objetivo facilitar o manejo das florestas, seguindo princípios e critérios que conciliam ecologia, benefícios sociais e viabilidade econômica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIU, T.T.; MCCONKEY, B.G.; MA, Z.Y., LIU, Z.G.; LI, X.; CHENG, L.L.Strengths, Weaknessness. Opportunities and Threats Analysis of Bioenergy Production on Marginal Land. Energy Procedia 5 p.2378–2386, 2011

NILSSON, D., BERNESSON, S., HANSSON, P. Pellet production from agricultural raw materials: A systems study. Biomass e Bioenergy, v. 35, p. 679-689, 2011.

QUÉNO, L.R. MARIE. Produção de pellets de madeira no Brasil: estratégia, custo e risco do investimento. Disponível em: https://bit.ly/2sHcT6Q. Acesso em 22 de janeiro de 2019.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

29 de janeiro de 2019
‹ Voltar