Dicas para o armazenamento correto de Pellets de madeira

Dicas para o armazenamento correto de Pellets de madeira

Além de adquirir Pellets de madeira certificados, o consumidor precisa estar atento à algumas orientações e exigências na armazenagem do biocombustível, para que a qualidade possa permanecer mesmo no estoque. Os Pellets sofrem degradações em determinadas percentagens de umidade e é importante que estejam armazenados em locais impermeabilizados e que sejam seguidos todas as normas exigidas.

Quanto à dimensão do espaço para o armazenamento, vai depender da necessidade de calor emitida pelo trocador. O espaço deve ser suficientemente grande, por exemplo, para armazenar um ano de fornecimento de combustível. De acordo com “Guia Prático Recomendações de projeto, instalação e operação de armazenamentos de Pellets”, da ENplus, o armazenamento correto serve para a preservação da qualidade do biocombustível, por isso, os armazéns precisam de um projeto cuidadoso e devem ser desenhados e instalados por profissionais habilitados.

Os Pellets podem ser instalados em caves, garagens ou outras divisórias apropriadas, no entanto, precisam ser considerados os regulamentos legais para armazenamento de combustíveis tais como requisitos de segurança. Portas, janelas e escotilhas, por exemplo, devem ser construídos de modo a serem à prova de pó, onde devem abrir para o exterior e necessitam estar seladas à prova de poeira. No interior da moldura da porta devem ser montadas pranchas de madeira ou de metal para proteger a porta contra a pressão da massa de Pellets. As fechaduras devem ser à prova de pó do lado de dentro, de modo que a fechadura não seja afetada pela poeira.

Os sistemas de armazenamento pré-fabricados oferecem dispositivos de enchimento e extração que garantem a manutenção da qualidade do produto e segurança de operação. Armazéns feitos por medida devem ser planejados, construídos e equipados por profissionais qualificados e um dos benefícios no armazenamento, é que ao ter um tamanho reduzido, os Pellets acabam economizando espaço na hora do transporte e na armazenagem.

 

Considerações da armazenagem: 

 

Água: Os Pellets são higroscópicos, absorvem água rapidamente e simultaneamente, aumentam de volume, ou seja, se uma grande quantidade de água entrar em um armazenamento, as paredes do silo podem ser danificadas, os Pellets vão perder a forma e acabarão amontoados. Neste caso, eles não poderão mais ser utilizados como combustível, pois não poderão mais serem queimados e irão bloquear as linhas de transporte. Quando isso acontece, o biocombustível deve ser removido rapidamente do armazenamento, antes que seque e endureça. Por este motivo, é importante se atentar às seguintes orientações:  os armazéns devem estar completamente secos o ano todo e a umidade do ar deve ser mantida abaixo de 80%.

 

Ventilação: O armazém deve estar selado hermeticamente da área habitacional do edifício e tem que ser ventilado para o exterior ou, pelo menos, estar numa divisória bem ventilada. As divisórias de armazenamento com capacidades inferiores a 10 toneladas e condutas de enchimento com o máximo de dois metros de comprimento, devem estar equipadas com bujões de ventilação nas ligações de abastecimento e descarga.  A armazenagem não apresenta qualquer risco de explosão, não são voláteis nem provocam odores, fugas ou infiltrações. Os Pellets não são tóxicos, nem as cinzas resultantes da combustão, as quais podem ainda ser utilizadas como fertilizantes, mesmo assim, os cuidados com a ventilação são importantes para manter a integridade do produto.

 

Limpeza: O armazenamento deve ser periodicamente limpo. Os finos acumulados no fundo do local devem ser removidos, assim como o serrim das paredes, bocais de enchimento e restantes áreas.

 

Regras gerais de armazenamento: As seguintes regras gerais aplicam-se quando se dimensionam as divisões de armazenamento de Pellets: 1 kW de carga de calor = 0,9 m³ de armazenamento (incl. vazio); Espaço de armazenagem utilizável = 2/3 de armazenamento; 1m³ Pellets = 650 kg; Teor de energia = 4500 Kcal/Kg.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ENPLUS e EUROPEAN PELLET COUNCIL. Guia Prático Recomendações de projeto, instalação e operação de armazenamentos de Pellets Acesso em: 19 de fevereiro de 2019. Disponível em: https://bit.ly/2DUPHr2


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

pellet de madeira armazenamento de pellets dicas de pellets de madeira
22 de fevereiro de 2019
‹ Voltar