Estudos de viabilidade e utilização são necessários para optar pela instalação de trocador a Pellet de madeira

Estudos de viabilidade e utilização são necessários para optar pela instalação de trocador a Pellet de madeira

Os Pellets de madeira são biocombustíveis renováveis, com emissão neutra de CO2 e muito mais econômicos, chegando a ter um custo cerca de 50% menor, se comparados à combustíveis tradicionais. O biocombustível é utilizado nos trocadores de calor e fornece uma energia limpa, sem poluição, para o aquecimento de água em chuveiros, torneiras e piscinas e também de ar.

Mas, para que haja de fato a eficácia no uso de trocadores de calor movidos a Pellets de madeira, é necessário realizar os estudos de viabilidade e de utilização, que demonstram os benefícios que o uso do equipamento e do biocombustível podem trazer para cada tipo de necessidade.

E este é um dos diferenciais da Koala Energy, já que a empresa oferece os estudos de viabilidade que visam, como o próprio nome sugere, investigar se a aplicação do aquecimento a base de Pellets é viável ou não. Tais estudos utilizam-se de dados técnicos obtidos em visitas ou em entrevistas com clientes, onde são calculados resultados estimados da quantidade de estoque do biocombustível e também do custo mensal que o aquecimento por meio do Pellet de madeira irá precisar. Além disso, há a demanda térmica, que possibilita o dimensionamento do trocador de calor ideal para atender as necessidades do cliente.

Portanto, os estudos de viabilidade abrangem análises de demanda térmica de piscinas -  sejam elas internas ou externas -, chuveiros e calefatores, fazendo a comparação do custo que os demais combustíveis gerariam para manter os equipamentos aquecidos. As comparações mais usuais solicitadas nos estudos são entre o Pellet de madeira e o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), Gás Natural (GN) e energia elétrica, sendo que a economia varia de 65 a 15%, dependendo do combustível comparado.

Para detalhar sobre o que pode ser levado em consideração no momento de se detectar a viabilidade, os dados mínimos necessários são:

Chuveiro: é considerada a vazão do chuveiro, a quantidade de chuveiros, quantidade de banhos por dia, temperatura e volume do Boiler (se houver) e também, as últimas seis faturas mensais do combustível aquecedor atual.

Piscinas: são levados em consideração as dimensões da piscina (comprimento x largura x altura) e caso a estrutura possua formato oblíquo, é necessário informar o volume total, temperatura da piscina e as faturas dos seis meses com o combustível aquecedor atual.

Calefatores: para a realização de estudos envolvendo calefatores, os dados mínimos necessários são a quantidade de calefatores, o número de elementos do calefator e assim como nos anteriores, seis meses de faturas do combustível aquecedor atual.

Obviamente, apesar dos estudos se utilizarem de equações físicas e termodinâmicas para o cálculo dos resultados, quanto maior o número de informações repassadas pelo solicitante do estudo, mais acurado o estudo de viabilidade acaba se tornando.

Informações fornecidas pelo Departamento de Engenharia da Koala Energy Ltda.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

Trocador de calor estudo de viabilidade
08 de março de 2019
‹ Voltar