Biomassa: perspectivas positivas para o mercado brasileiro

Biomassa: perspectivas positivas para o mercado brasileiro

Com dados alarmantes sobre a degradação da natureza e aquecimento global, a busca por fontes mais limpas de energia tem tido um aumento considerável no mundo, o que faz com que o mercado bioenergético prospere e tenha projeção de crescimento em todo o planeta.

Neste sentido, hoje a melhor alternativa para a evolução sustentável no ramo energético, é a biomassa florestal, que oferece os resíduos que seriam descartados, para a produção de energia. E ao falar em biomassa, o destaque é para os pellets de madeira, que como já explicamos aqui no blog, possuem baixo teor de umidade e elevada densidade energética.

O uso de pellets está crescendo cada vez mais no mundo, com um aumento significativo a cada ano. Esta procura vem da consciência que está sendo cultivada, em substituir derivados tóxicos ao meio ambiente e recursos naturais esgotáveis, por biocombustíveis renováveis. Os pellets possuem emissão neutra de CO2, ajudando assim a reduzir o efeito estufa e os equipamentos movidos a pellets são economicamente competitivos e viáveis quando comparados à combustíveis tradicionais, como o gás natural ou óleo BPF.

Investir em energia limpa está em constante ascensão, tanto é que inclusive, foi criado recentemente um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, que está atualmente em tramitação, para estabelecer uma política nacional de biocombustíveis florestais.

A proposta pede a ampliação e a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira e a promoção do cultivo de florestas plantadas com potencial energético. A ideia é de que tenham ainda incentivos financeiros e fiscais, linhas de crédito rural e apoio ao cooperativismo como formas de promover a ideia.

Além desta iniciativa, outro incentivo às energias renováveis aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é o Plano Nacional de Florestas Plantadas, que tem como meta de ampliar a área de produção florestal em 20% sobre a área atual, até 2030. O Plano também prevê o aumento da participação do setor florestal na produção de energia.

O fato, é que este é um mercado próspero em todo mundo e que está cada vez mais tendo destaque no Brasil. Hoje, a produção brasileira de pellets é de cerca de 500 mil toneladas ao ano, no entanto, nosso país tem capacidade de produção de 846.800 toneladas.

A Koala Energy faz parte dessa etapa de desenvolvimento da biomassa como fonte de energia renovável e é especialista na produção de pellets de madeira e equipamentos movidos por este biocombustível. Acesse o site e conheça mais sobre a empresa e os produtos desenvolvidos ou entre em contato, apresente sua necessidade e solicite um orçamento!


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

biomassa brasileira futuro sustentável energia e sustentabilidade pellets de madeira biomassa
25 de outubro de 2019
‹ Voltar