Dimensionamento: a etapa mais importante ao adquirir um sistema de aquecimento

Dimensionamento: a etapa mais importante ao adquirir um sistema de aquecimento

Apesar de terem a mesma finalidade - de aquecimento de água e ar -, atualmente existem diversos modelos de trocadores de calor movidos a Pellets de madeira para serem adquiridos. Entretanto, para saber qual o sistema ideal para cada necessidade, é preciso realizar o dimensionamento do equipamento.

O dimensionamento nada mais é do que a etapa mais importante no momento de adquirir um trocador. É uma fase que possui grande valia no atendimento da demanda térmica de forma completa e mais eficiente, onde, através dos estudos de viabilidade, evitam-se sub ou super dimensionamentos que podem ocasionar custos excessivos e desnecessários, prejudicando o payback do produto.  

Por ter os pellets de madeira como biocombustíveis, que chegam a ter um custo 50% menor se comparados à combustíveis tradicionais, é necessário realizar os estudos de viabilidade que demonstram os benefícios que o uso do equipamento e do biocombustível podem trazer para cada tipo de necessidade, para que de fato essa economia aconteça.

O dimensionamento de sistemas de aquecimento é um dos diferenciais da Koala Energy, já que a empresa oferece os estudos para identificar o modelo ideal de equipamento para cada necessidade. Obviamente, como as soluções da Koala Energy abrangem todo o território brasileiro, os padrões de chuveiros, piscinas, infraestrutura e, principalmente temperaturas variam muito. Por conta disso, todos os projetos necessitam de uma análise técnica exclusiva utilizando informações do próprio solicitante dos estudos, o que garante mais exatidão na análise.

No entanto, mesmo com as variações, ainda existem alguns padrões que podem ser utilizados para gerar uma concepção inicial sobre qual o equipamento ideal para uma aplicação desejada. O modelo KO65, por exemplo, contempla até no máximo 130 chuveiros, considerando uma vazão média de 12 Litros por minuto por chuveiro. O mesmo modelo, caso aplicado para o aquecimento de um volume de piscina indoor, atende até 300m³ de forma eficaz.

Já no modelo KO150, devido à maior potência, uma única unidade é capaz de atender até 170 chuveiros, considerando uma vazão média de 12 Litros por minuto por chuveiro. No que tange ao aquecimento de um volume de piscina indoor, este modelo também surpreende e atende até 650m³.

É importante frisar novamente, que estes valores são apenas uma estimativa e podem variar de um projeto para o outro, onde ambos os modelos podem ser somados para operarem juntos a fim de atender um projeto maior, por exemplo.

Se você precisa de dimensionamento de trocadores de calor, a empresa mais indicada para realizar os estudos de viabilidade é a Koala Energy, que vai te ajudar a estimar a quantidade e custo do Pellet de madeira utilizado por mês e também lhe apresentar a melhor configuração de trocadores de calor para o atendimento da demanda térmica.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

Dimensionamento
16 de outubro de 2020
‹ Voltar