ESG é o alicerce de uma nova atitude no Brasil e no mundo

ESG é o alicerce de uma nova atitude no Brasil e no mundo

Conforme o termo ESG (Environmental, social and corporate governance) ganha mais relevância no mercado, mais empresas tem tido interesse em implantar essa conduta responsável nos seus processos. Um dos aspectos que mais tem contribuído para o desejo da implantação, é o interesse de investidores e de clientes, por negócios que adotam práticas sustentáveis. Na perspectiva deles, as empresas bem avaliadas no ESG, são ainda mais importantes para os investimentos, já que realizam ações sustentáveis, de responsabilidade social, com ética e transparência nos negócios.

O fato é que as empresas que optam pela sustentabilidade, conseguem um retorno na valorização da marca e dos produtos no mercado, ao mesmo tempo que contribuem diretamente para a conservação do meio ambiente.

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” e serve para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. O ESG também pode ser usado para investimentos, onde além verificar os índices financeiros, os investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança.

Cada letra do ESG tem um significado:

E (environmental - ambiental): abrange o aquecimento global e emissão de carbono; poluição do ar e da água; biodiversidade; desmatamento; entre outros.

S (social): abrange a satisfação dos clientes; proteção de dados e privacidade; diversidade da equipe; engajamento dos funcionários; relacionamento com a comunidade; e respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.

G (governance - governança): abrange a composição do conselho; estrutura do comitê de auditoria; conduta corporativa; remuneração dos executivos; relação com entidades do governo e políticos; e existência de um canal de denúncias.

Onde surgiu o ESG?

A denominação ESG surgiu em uma conferência internacional realizada em 2005, “Who Care Wins”, a partir de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas, onde foi elencada a relevância das iniciativas e práticas ambientais, sociais e de governança das empresas.

Na oportunidade, 20 instituições financeiras definiram diretrizes e recomendações sobre como incluir o ESG nas organizações, para trazer mais resultados sustentáveis ao meio ambiente e sociedade.

 

O que o Brasil tem a oferecer?

O Brasil é o país com a maior floresta tropical do mundo, a maior biodiversidade do planeta e possui um agronegócio sustentável e o site cita que o cultivo de árvores para fins industriais é um dos faróis dentro da bioeconomia.

A Koala Energy sabe desse potencial e da importância da bioeconomia, e luta e contribui diariamente para a preservação ambiental. A empresa oferece soluções de aquecimento sustentáveis, movidas por pellet de madeira certificado, um combustível renovável produzido através de madeira de reflorestamento.

A empresa possui a própria cadeia de produção e as próprias florestas e os sistemas desenvolvidos oferecem menor emissão de CO2, alta eficiência energética e poder calorífico, que somados ao know-how da Koala, logística, qualidade, engenharia e integração com sistema do cliente, atinge muitos fatores do ESG.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

energia e sustentabilidade sustentabilidade futuro sustentável ESG emissão neutra Trocador de calor preservação de florestas nativas meio ambiente reflorestamento
28 de janeiro de 2021
‹ Voltar