Koala Energy faz o primeiro embarque de pellets a granel ENplus A1® no Brasil

Koala Energy faz o primeiro embarque de pellets a granel ENplus A1® no Brasil

Em dezembro de 2021 a Koala Energy fez o primeiro embarque a granel de pellets de madeira certificados ENplus® A1 do Brasil. A empresa é uma das maiores exportadoras de pellets certificados do país, e apesar de ter sido uma operação nova, garantiu 100% de sucesso durante todas as etapas do embarque.

Mesmo com as dificuldades de logística encontradas, a Koala Energy inovou mais uma vez, fazendo com que o projeto tivesse sequência e garantindo a qualidade do pellet, exigida pela certificação internacional.  

Responsabilidade com a qualidade

O pellet ENplus® A1 tem uma série de requisitos rigorosos a serem seguidos, e para um embarque desta magnitude, é preciso tomar muitos cuidados no manuseio para evitar a quebra, a umidade, contaminação e outros aspectos para manter a integridade.

A qualidade do pellet deve permanecer durante toda operação, mesmo com todas as quedas, remontes, carregamentos, transporte e processos que são feitos para armazená-lo. A Koala procurou soluções rápidas e inteligentes em uma grande operação, para honrar os prazos propostos pelo cliente e cumprir os requisitos de qualidade, como: controlar a umidade e evitar a contaminação e quebra do pellet.

Operação

A logística internacional está enfrentando uma fase muito complexa, com aumento do preço de fretes, falta de espaço e indisponibilidade de containers. Sendo assim, há uma grande procura por exportação e importação a granel. As cargas que antes eram feitas por conteinerização, agora são, ou encaixotadas no fundo do navio, ou carregados em operações Break Bulk.

A empresa não encontrou armazéns disponíveis no porto e teve de criar uma logística complexa, armazenando os pellets inicialmente em bags e em barracões infláveis.

Os armazéns passaram por toda preparação de limpeza e processos para controlar a umidade. Os operadores de máquinas foram capacitados para não haver quebra do produto, e todas as etapas foram seguidas para evitar contaminação e não afetar a qualidade do pellet.

Apesar da previsão de chuva e dos percalços enfrentados momentos antes da conclusão do embarque, o navio atracou com segurança e a Koala obteve êxito em todos os processos.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

exportação de pellets embarque a granel pellets de madeira certificados ENplus® A1 ENplus ISO 17225-2
17 de janeiro de 2022
‹ Voltar