Como a emissão de carbono impacta o meio ambiente?

Como a emissão de carbono impacta o meio ambiente?

Segundo estudo divulgado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), de 2020 a 2021, o Brasil aumentou em 77% a geração de energia elétrica por meio combustíveis fósseis. Esse crescimento vai na contramão dos objetivos globais de reduzir as emissões GEE’s.

Para enfrentar este ciclo de aquecimento global, são necessárias intervenções rápidas, como a substituição de combustíveis fósseis (petróleo e derivados, gás natural e carvão mineral), por fontes renováveis de energia (como sol, vento e biomassa), além de mudanças de hábitos, de estilo de vida e cuidados com o meio ambiente.

 

Acordo climático de Glasgow prevê redução de emissões

Em 2021, quase 200 países adotaram o acordo climático de Glasgow, na Escócia, nas negociações que ocorreram durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). O acordo de Glasgow exige a redução gradual do uso do carvão e dos subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis no mundo, que devem ser cumpridas até 2030 pelos países signatários. Na COP27, o acordo foi novamente tratado.

→ Confira alguns dados: No Brasil o carvão é responsável pela geração de 1,3% de energia, mas tem sido combatido em todo o mundo por ser a fonte mais poluente. No Reino Unido, por exemplo, 40% da energia em 2012 vinha do carvão, já em 2020, esse volume estava abaixo de 2%. Bélgica, Áustria e Suécia também estão entre os países europeus que não usam mais carvão para gerar eletricidade.

 

O que é emissão de carbono?

Emissão de carbono seriam os lançamentos de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), ou gás carbônico. No entanto, há outras substâncias gasosas tão ou mais prejudiciais, como: o óxido nitroso (N2O), o hexafluoreto de enxofre (SF6) e o metano (CH4). Todos esses gases contribuem no aquecimento global, por reterem parte da radiação solar que chega ao planeta, tornando-o mais quente.

 

Por que não utilizar carvão como fonte de energia?

A sustentabilidade está em pauta nas últimas décadas e os próprios consumidores estão se conscientizando sobre as mudanças climáticas e os impactos ambientais do consumo. Dessa forma, eles exigem que empresas também reduzam a pegada de carbono.

→ O carvão é uma das fontes de energia mais poluentes do planeta e produz não apenas emissões de dióxido de carbono (CO2), gás responsável pelo aquecimento global, mas também outras substâncias tóxicas que poluem o ar, a água e o solo. Ou seja, a energia gerada por carvão mineral é proveniente de um combustível fóssil, não renovável e altamente poluente.

O carvão mineral é muito poluidor, pois apresenta substâncias chamadas de sulfetos que podem reagir quimicamente com o ar ou água, e forma substâncias como o ácido sulfúrico e sulfato ferroso, que vão para o subsolo e para o lençol freático. A queima do carvão também libera substâncias que provocam poluição atmosférica.

 

Como diminuir a emissão do carbono na geração de energia?

Uma das formas de se conseguir a redução de gases causadores do efeito estufa, é por meio da adoção de produtos carbono-neutro. O uso de combustíveis fósseis degrada diretamente o meio ambiente, além de ter um custo muito maior. Hoje os pellets de madeira certificados têm sido um dos melhores substitutos e trazem muito mais vantagens.

→ Além de serem uma solução mais eficiente, os pellets da Koala Energy são fabricados com madeira de reflorestamento, não causam danos ao meio ambiente, promovem a geração de energia limpa, oferecem baixa emissão de CO2, alto grau de eficiência e excelente capacidade de queima. Dessa forma, com o uso do biocombustível, os sistemas de aquecimento se tornam sustentáveis, atendendo a uma série de requisitos do ESG.

 

Saiba como a Koala Energy contribui na redução do consumo de carvão

A Koala Energy é especialista na produção de pellets de madeira. Toda a cadeia de produção é feita pela empresa, que possui certificações em todos os processos. As madeiras de reflorestamento utilizadas para fabricação de pellets têm a certificação FSC®. Essa certificação exige o rastreamento da madeira desde a colheita até a comercialização do produto, o que permite orientar os consumidores sobre a origem e procedência da matéria-prima florestal.

A empresa também possui a certificação ENplus® A1, com os requisitos baseados na norma internacional ISO 17225-2, que garante qualidade em toda a cadeia de produção. O pellet certificado também promove economia de até 60% nas soluções de aquecimento de água e ar desenvolvidos pela Koala Energy.

Entre em contato com a equipe comercial e adote a sustentabilidade em sua empresa!


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

emissão neutra economia aquecimento sustentável energia e sustentabilidade sustentabilidade pellet certificado fabricação de pellets pellet de madeira
31 de julho de 2023
‹ Voltar