Você sabe a diferença de pellets certificados e sem certificação?

Você sabe a diferença de pellets certificados e sem certificação?

Os pellets de madeira são combustíveis renováveis que trazem muito mais vantagens se comparados aos tradicionais. Além de serem uma solução mais eficiente e econômica, os pellets proporcionam sustentabilidade ao planeta por serem fabricados com madeira de reflorestamento e por emitirem taxas relativamente baixas de CO2, principalmente se comparadas com o gás natural e o carvão.

No entanto, para obter essas e outras vantagens, é preciso se atentar às certificações. Conheça no decorrer deste artigo, quais as principais diferenças entre pellets certificados e sem certificação.

Diferença de pellets certificados e sem certificação

Pellets certificados são ecologicamente corretos, possuem baixa emissão de CO2, tem alto valor energético, eficiência comprovada, facilidade de queima e geram mais economia se comparados à combustíveis fósseis. Já os sem certificação, além de ocasionar problemas na queima pela má qualidade e alta umidade, ainda podem trazer grandes prejuízos aos equipamentos.

Como saber se o pellet de madeira é certificado?

Mas, como saber se o pellet de madeira possui certificação? O primeiro passo para identificar se a fabricação do biocombustível  atendeu aos requisitos de qualidade, é ao adquirir, verificar se as embalagens do produto estão identificadas com o selo de certificação ENplus® A1.

Quando os pellets recebem esta certificação, significa que passaram por diversos controles rígidos de qualidade e que estão aptos a serem comercializados. Adquirir pellets certificados traz garantias aos equipamentos e que você adotará um produto totalmente sustentável.

Benefícios ao adquirir pellets de madeira certificados

Adquirir pellets de madeira certificados traz garantias aos equipamentos, eficiência na queima e a certeza de que você adotará um produto totalmente sustentável.

Se forem seguidos todos os requisitos exigidos nos processos de fabricação, o pellet de madeira se tornará uma fonte de energia renovável com baixa emissão de CO₂ e trará economia de até 60% no aquecimento de água, ar e ambientes, através das  soluções desenvolvidas pela Koala Energy.

Prejuízos de utilizar pellets não certificados

Se não forem utilizados pellets certificados, os trocadores de calor podem ser prejudicados ao longo do tempo e a quantidade de biocombustível terá de ser dobrada para alcançar a temperatura ideal. Além disso, a umidade pode ocasionar uma redução na temperatura dos gases dentro dos tubos durante a troca de calor, e o vapor de água presente na chama poderá escorrer nas paredes da chaminé, causando ferrugem e corrosão do equipamento. As resinas de formaldeídos e o chorume produzido pela umidade, também podem afetar os equipamentos.

Pellets não certificados geram mais custos, já que se eles não tiverem a densidade exigida, terão uma menor energia acumulada, sendo necessário a utilização de mais pellets para atingir a potência nominal do equipamento.

Garantias com a certificação ENplus®

A certificação ENplus® é baseada no rigoroso padrão internacional ISO 17225-2, que garante baixas emissões e aquecimento sem problemas com o alto valor energético.

A qualidade dos pellets é avaliada conforme critérios físicos e químicos, e para isso, eles precisam obedecer a uma série de especificações técnicas. Além do comprimento e diâmetro, os pellets são testados quanto à durabilidade mecânica, percentagem de finos, cinza e umidade, densidade aparente, poder calorífico e percentagem de aditivos. Além disso, algumas exigências também são analisadas, como: requisitos para a produção e para o controle de qualidade de pellets de madeira; requisitos do produto; requisitos para rotulagem, logística e armazenamento; e requisitos para a entrega ao consumidor final.

No ramo de pellets, o ENplus® é líder mundial na certificação e tem como objetivo assegurar uma qualidade superior e boas práticas nos processos.

Normas técnicas de pellets são publicadas pela ABNT

Foram publicadas em 2022 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as normas técnicas: NBR 17030 – Pellets – Terminologia e método de ensaios e NBR 17013-1 – Pellets – Requisitos e classificação – Parte 1: Madeira de Pinus.

As normas ISO foram utilizadas como base inicial para o desenvolvimento dos textos das normas e através delas, os produtores de pellets recebem orientações para a entrega de produtos em conformidade com a norma.

A norma que trata sobre os requisitos e classificação (NBR 17013-1) traz informações importantes como a classes de qualidade do produto, conforme recomendações de uso, que é dividida em: uso residencial e comercial para equipamentos de pequeno e médio porte (Classe A1); uso comercial e industrial para equipamento de médio e grande porte (Classe A2); e uso industrial para equipamento de grande porte (Classe B).

Koala Energy garante a qualidade em toda cadeia de produção

Para garantir a qualidade e capacidade energética de queima, a Koala Energy possui a certificação ENplus® A1, que garante qualidade em toda a cadeia de produção dos pellets, desde a extração da matéria-prima, até a entrega ao consumidor final. Além disso, para a fabricação do biocombustível, utiliza madeira reflorestada e certificada pelo FSC®, que garante a origem do produto, diminuição do desmatamento das florestas e consumo consciente.

Saiba mais sobre as soluções sustentáveis em aquecimento entrando em contato com a equipe comercial!


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

certificação certificação de qualidade ENplus ISO 17225-2 pellet certificado pellets de madeira qualidade
06 de fevereiro de 2020
‹ Voltar